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O que é SEO? Entenda o conceito e execute sua estratégia

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O que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Basicamente são técnicas utilizadas em sites para serem melhor ranqueados nos mecanismos de buscas, como o Google. Ou seja, quanto melhor as estratégias adotadas, mais chances de um site aparecer logo nas primeiras páginas da pesquisa - e também maior a probabilidade de acessos.

Essa estratégia é fundamental para sua empresa ganhar destaque, visibilidade no mundo digital e, por consequência, mais clientes e faturamento para o seu negócio.

 

 

Para que serve?

O trabalho de SEO serve para otimizar uma página da internet - ou várias páginas - para buscas orgânicas. Isso pode envolver desde escrever um texto que apresente uma leitura amigável para o usuário (e com diversas palavras-chave que sejam relevantes), até a criação de URLs (endereços das páginas) personalizadas e que também sejam melhoradas.

Para explicar de forma bem simplista, o que acontece quando uma página é publicada na Internet é que, para que ela exista em um mecanismo de buscas como o Google, ela precisa ser “lida” e, assim, aparecer nas pesquisas.

Diferença entre um endereço padrão e um otimizado

Acima a diferença entre uma URL padrão e uma amigável

Para que o Google realize essa leitura ele utiliza “robôs” (também conhecidos pelo nome de crawlers). O SEO funciona como uma técnica que apresenta o site (sobre o que é, suas informações, etc) para esses crawlers e, dessa forma, um site - e todas as suas páginas - passa a ser exibido nas pesquisas. Quanto melhor o SEO, maior a chance de um site aparecer no topo das pesquisas orgânicas, como dissemos anteriormente.

 

Como funciona o Google?

As buscas nesse mecanismo são divididas em dois grupos: resultados orgânicos (gratuitos) e resultados pagos.

Os resultados pagos aparecem no topo da página, sinalizados por uma marcação verde com o texto “Ad” ou “anúncio”. Para ocupar esses espaços, as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords.

Abaixo desses resultados pagos encontram-se os orgânicos.

Esses sites das primeiras posições de busca são definidos pelos robôs do Google de acordo com o nível de relevância e autoridade que apresentam (sempre focando na qualidade de experiência do usuário).

 

Meta tags

Meta tag é “a primeira coisa que você vai configurar ao criar uma página da web”, como define Neil Patel, um dos especialistas de marketing digital mais respeitados da atualidade.

Basicamente, elas são linhas inseridas no código do site e que ilustram alguma coisa. É como se fosse uma etiqueta de identificação que mostra as informações que uma determinada página da web possui aos robôs do mecanismo de busca.

Nesse sentido, as meta tags podem ser utilizadas para otimizar o título de uma página, suas descrição e palavras-chave. 

 

Quem pode aplicar técnicas de SEO em uma página?

qualquer pessoa pode realizar algumas técnicas de SEO. Mas isso não significa que o seu site estará no topo das pesquisas automaticamente, da noite para o dia, bombando o número de acessos. Isso porque há algumas regras que mecanismos de buscas consideram ao indexar um site em seu sistema e são essas variáveis que determinam o posicionamento da página.

As regras de SEO são atualizadas de tempos em tempos, então é bom estar sempre de olho para se manter relevante ao longo do tempo. As leituras são feitas de tempos em tempos, para assegurar que as páginas mais relevantes da Internet estejam sempre no topo.

 

O conteúdo é crucial

As técnicas de SEO passam pelo desenvolvimento de um bom conteúdo, logo é crucial. De nada adianta configurar ótimas meta tags se o conteúdo disponível no seu site é péssimo.

A frequencia das publicaçãoes é muito considerada pelo google e quanto mais original o conteúdo de em uma página, melhor.

 

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